Se eu fosse bela e atraente,
Bem disposta e sorridente,
Viveria alegremente
E teria felicidade!
E sendo bela quereria
Ser mais bela e mais ainda,
Sempre bela noite e dia,
A mais bela da cidade,
E quem sabe a mais amada,
A mais querida e desejada,
A mais linda e cortejada
Mulher da Humanidade! Total de visitas: 26737
|
Aplicação dos Óleos Essenciais
A inalação e a massagem são, talvez, os mais conhecidos e populares métodos de se usar a aromaterapia, como o próprio nome sugere. A inalação, no entanto, dificilmente poderá ser utilizada com qualquer óleo. É freqüentemente utilizado para problemas respiratórios. Algumas gotas do óleo essencial são adicionadas à água quente e o vapor é inalado pela paciente. Ao utilizar um vaporizador, coloque apenas 1 gota no recipiente com soro fisiológico. A massagem tornou-se popular e a massagem aromaterapêutica traz benefícios que ultrapassam a simples absorção, pois auxilia no relaxamento de músculos contraídos, ativa as circulações sanguínea e linfática, auxilia o organismo na eliminação de toxinas e ajuda no alivio das dores. Nesse caso, recomenda-se que os óleos essenciais sejam diluídos em óleos vegetais. Nunca devem ser usados puros. Deve-se usar uma diluição média de 50 gotas de óleo essencial para 100 ml de óleo vegetal, que é o carreador.
Já as compressas são recomendadas principalmente para contusões quando a massagem é desaconselhada. Consistem na aplicação local de tecido ou chumaço de algodão embebido com água quente ou fria, dependendo do caso, e 10 gotas de óleo essencial (diluição recomendada para 1 litro de água). Também são usados em banhos. Algumas gotas no ofurô ou em banheira propiciam relaxamento ou, dependendo do óleo essencial utilizado, estimulação. (De 5 a 10 gotas, agitar bem a água). Ao serem colocados no banho quente, os óleos essenciais entram em contato com a pele e são ao mesmo tempo inalados, fazendo com que haja absorção através da pele e do sistema respiratório, com efetivação de suas propriedades.
Sem ter banheira, podemos utilizar os óleos essenciais após uma ducha completa, passando duas gotas de óleo em esponja com gel para massagear o corpo. Deve-se enxaguar com água fria. Vaporizar óleos essenciais no ambiente pode combater infecções e até mesmo repelir insetos, criando uma atmosfera de limpeza e relaxamento. Esse método foi amplamente divulgado através do uso de réchaud e muitas vezes confundido com a técnica de inalação.
O uso do escalda-pés era comum no início do século passado e acabou por ser esquecido com os novos hábitos e estilos de vida modernos. Porém é um hábito muito salutar, eficaz para alívio de dores e edemas nos pés, para ativar a circulação ou mesmo refrescar. Vale ressaltar que os únicos óleos que podem ser usados topicamente na pele de forma segura são óleo essencial de lavanda e o óleo essencial de tea tree, os outros devem ser diluídos em óleos vegetais.
|
|